sábado, 22 de maio de 2010

MATURIDADE CRISTÃ UMA QUESTAO DE SOBREVIVENCIA ESPIRITUAL


MATURIDADE CRISTÃ UMA QUESTAO DE SOBREVIVENCIA ESPIRITUAL

TEXTO BASE: (Filipenses 3.4-14) “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
QUANDO DESCOBRIMOS E ENTENDEMOS EM NOSSA VIDA O QUE É MATURIDADE CRISTÃ, A NOSSA VIDA, SE TRANSFORMA, PASSAMOS A OLHAR A VIDA DE MANEIRA DIFERENTE, FICAMOS MAIS FIRMES, MAS EQUILIBRADOS, E OS MALES DESSE MUNDO PERDEM A FORÇA EM NOSSAS VIDAS,A APOSTASIA (FRIEZA ESPIRITUAL, NEM PASSA PERTO DE NÓS) NADA NOS TIRA DO PROPOSITO ETERNO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS, QUE GLORIFICAR O SEU NOME EM NOSSAS VIDAS, DEUS ESTA PRECISANDO DE LEVANTAR PAULO, JOAO, ENOQUES,DANIEL,NOÉ, HOMENS QUE MARCARAM A SUA EPOCA, E DEUS PRESCISA DE HOMENS A SIM, QUE SÃO FIRMES EM SUA VIDA CRISTÃ, A BIBLIA E A NOSSA BASE, O NOSSO ALICERCE E DEVEMOS NOS FIRMAR EU TUDO QUE ALI ESTA ESCRITO, VAMOS ENTENDER AGORA ALGUNS PONTO IMPORTANTES PRA O ALICERCE DO CRISTÃO.
1. VALORES MORAIS: Muitos pesam que ser um cristão maduro significa ser uma pessoa casta, honesta, íntegra, comprometida, responsável com as próprias obrigações e com certo grau de heroísmo em suas ações e renúncias, principalmente em se tratando de serviço cristão. Viver desta forma é bom e digno, mas ser um cristão maduro não é apenas isso.
2. CONHECIMENTO TEOLÓGICO: Para outros ser um cristão maduro é ter a capacidade de articular bem a teologia e a doutrina cristã, principalmente se for de uma corrente mais conservadora. O zelo pela Palavra de Deus, a firmeza das convicções, a segurança na proclamação e defesa da fé cristã evangélica. Creio a maturidade cristã passa por esse caminho mais não se restringe somente a isso.
3. COERÊNCIA ESPIRITUAL: Outros ainda pensam que a verdadeira maturidade cristã acontece quando tudo se transforma em experiências concretas e pessoais por meio do poder do Espírito Santo, a moral deixa de ser um simples moralismo para se transformar numa manifestação viva do poder de Deus. Assim, pecadores são transformados em santos e o conhecimento, zelo e defesa da verdade cristã deixam de ser realidades intelectuais e se transformam em testemunho vivo e poderoso da graça de Deus. Concordo com isso, mas a questão da Maturidade Cristã vai um pouco mais além.
4. ESTABILIDADE EMOCIONAL: Outros ainda pensam que a maturidade a cristã está vinculada com um tipo de “bem estar” emocional. Ser uma pessoa emocionalmente bem resolvida, realizada, que não carrega sentimentos e culpa, que goza de relacionamentos mais “profundos” e superou as suas próprias limitações. Isso traz algumas contribuições, mas ainda não alcança o propósito de Maturidade de Cristã.
CONCLUSÃO: O Caminho para a Maturidade Cristã: O Apóstolo Paulo passou por tudo isso, e não chegou a Maturidade Cristã por meio disso.
• Ele tinha valores morais: (Fp 3.4-5) “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim”.
• Paulo tinha conhecimento teológico: (Fp 3.5) “hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu”.
• Ele tinha coerência espiritual: (Fp 3.6) “quanto ao zelo, perseguidor da igreja”.
• E ele tinha estabilidade emocional: (Fp 3.6) “quanto à justiça que há na lei, irrepreensível”.
Mas tudo ele considerou como perda (Fp 3.7-8), pois a verdadeira Maturidade Cristã, está em deixar para traz tudo aquilo que traz justiça própria, todo o esforço moral soberbo, todo o legalismo e zelo que possa atrair algum status. A verdadeira Maturidade Cristã é prosseguir no caminho tendo diante dos olhos, “o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". O crescimento e amadurecimento espiritual não é fruto de algum ajuste psicológico ou sociológico, de uma boa formação teológica ou do domínio das doutrinas bíblicas; muito menos de um volume de experiências sobrenaturais na bagagem espiritual. Amadurecer implica em caminhar perseverantemente em direção a Cristo, de tal forma que Sua vida gloriosa seja vivida por nós pelo poder do Espírito Santo. É anular a si mesmo, e permitir que Cristo viva em nós. E isso começa quando começa quando recebemos a Cristo verdadeiramente em nosso coração, com sinceridade e verdade, ele quer nos levar pra um vida de profundidade de com ELE, pra que sejamos pra ele, vivamos para ele, hj falta equilíbrio, falta uma aproximidade com Deus,QUE DEUS POSSA ABENÇOAR VOCE
EM CRISTO
PASTOR CRISTIANO

Um comentário:

  1. Palavras de sabedoria! É bem verdade.
    O homem vê apenas o que é material, mas a verdadeira maturidade espiritual começa quando nos esvaziamos de nós mesmos, nos humilhamos diante do Pai e lhe entregamos o controlo da nossa vida.

    Deus continue a abençoar você e a usar. Não desista, Ele é quem dá a vitória!

    ResponderExcluir