quinta-feira, 31 de março de 2011

MATEUS E SEUS AMIGOS





9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9: 9-13

Imagine que você possui um imenso abrigo nuclear, com comida estocada para muitos anos e para centenas de pessoas e está soando a sirene, pois em poucas horas sua cidade será bombardeada. O que você faria? Correria e se trancaria naquele imenso lugar sozinho ou tentaria salvar o maior número de pessoas possível? Mateus havia conhecido Jesus e logo depois ele convidou seus amigos para irem à sua casa para que eles também pudessem conhecê-lo. Podemos extrair algumas importantes lições dessa passagem:

1. Amar é preocupar-se com o destino eterno das outras pessoas – Nós, que cremos em Jesus Cristo, e que o confessamos, temos a plena certeza da nossa salvação. Nosso nome está escrito no livro da vida. Nós não experimentaremos o lago de fogo, mas temos a convicção de que o Senhor Jesus irá nos receber na glória eterna. Desde já estamos vivendo o reino de Deus aqui nessa terra. Somos livres do poder do diabo, o pecado não nos domina e somos os mais felizes dos seres humanos, pois em tudo somos mais que vencedores! Mas e os nossos amigos, familiares, parentes ou até mesmo aquele colega de trabalho ou o seu vizinho? Você se importa de verdade com a salvação de outras pessoas?

2. Cultive a amizade com aqueles que queremos levar a Jesus – Mateus convidou outras pessoas iguais a ele para irem a sua casa: publicanos e pecadores. Precisamos buscar oportunidades de aprofundar a amizade com “pecadores”, pois são eles que precisam do remédio que só eu e você temos: Jesus Cristo. Você se relaciona bem com os seus vizinhos ou nem sabe o nome dele ou o nome dos seus filhos? Já o convidou para lanchar na sua casa? E aquele colega de trabalho, você já demonstrou interesse em aprofundar o seu relacionamento com ele?

3. Abra a sua casa para as outras pessoas – Convidar pessoas para irem a um culto na igreja é algo mais difícil do que convidar alguém para tomar um cafezinho ou comer um lanche com você e sua família. Nossas casas devem ser extensões da igreja, cheias da mesma alegria e presença de Deus. Devem ser lugares de salvação, cura e libertação. Lugares onde a palavra é compartilhada e onde há edificação. Você costuma receber pessoas em sua casa para edificação da igreja?

Esta semana teremos a oportunidade de viver a experiência de Mateus através do projeto “Minha Esperança” que será realizado simultaneamente em todo o Brasil, quando milhões de pessoas abrirão as suas casas para receberem seus amigos e assistirão a um testemunho de mudança de vida de uma pessoas conhecida nacionalmente e a uma mensagem pregada pelo evangelista Billy Graham. Será um mutirão evangelístico e com certeza, milhares de pessoas se converterão. Você gostaria de ser como Mateus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário