sábado, 5 de março de 2011

Ministerio e NEGOCIO DE DEUS ou dos homens ?

Ministerio e NEGOCIO DE DEUS ou dos homens ?


Autor: Julio Neris


JN Ministries- Pr. Julio Neris



Série: Mensagens bíblicas para o seu dia a dia





Tema: cuidando dos NEGÓCIOS de DEUS ou dos homens?



Texto : Lucas 2: 49




" E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? ". Lucas 2:49




Neste artigo vamos avaliar biblicamente um assunto muito importante, que tem afetado a igreja em nosso tempo, o assunto é que tipo de assuntos devemos tratar na casa de DEUS ? a evangelização do mundo ?, ministrar aos pobres , viúvas e desamparados ?, visitar enfermos nos hospitais ? , visitar os presos nos presídios ? abrir congregações simples, mas que abrigue as pessoas ou devemos nos preocupar em construir templos suntuosos com ênfase na riqueza e luxo ? devemos nos preocupar em preparar obreiros, dando ênfase ao estudo bíblico e estimulando a criação de mais seminários bíblicos ? ou continuar como alguns fazem , consagrando ao pastorado pessoas completamente despreparadas espiritualmente, culturalmente e biblicamente ?



Quanto ao papel da música na igreja, o nosso objetivo deve ser formar LEVITAS, ou seja pessoas com talento para música, mas com conversão confirmada pela vida dentro e fora da igreja ? ou permitir que se cante, louve e adore qualquer cantor, só porque é famoso e ex ( ex- artista da globo, ex- cantor popular, ex - traficante, etc..)



Quanto ao púlpito dos templos, um lugar importantíssimo, onde os servos de DEUS , santos, preparados e humildes pregam a genuína palavra de Deus, devemos permitir que qualquer um possa pregar ? ou o critério de seleção deve ser rigorosíssimo, convidando apenas os servos fiéis, bíblicos, que pregam dominados pelo Espírito Santo.



Quanto aos dízimos e ofertas, como devem ser trazidas e administradas? todos podem ofertar ou dizimar crentes ou não crentes ? ou somente aqueles que sabem o objetivo deste maravilhoso momento de louvor ? depois de trazidos a CASA DO TESOURO , quem deve administrar este SAGRADO dinheiro ? o tesoureiro, o conselho fiscal, ou o pastor ? onde deve ser usado este dinheiro? para comprar bíblias e panfletos para evangelismo ? para transformar o templo num hotel 5 estrela, com o que há de mais luxuoso, ou para pagar as despesas normais de um templo como salário de líderes, luz, telefone,etc ..?









CUMPRIDA TODAS AS ORDENANÇAS SEGUNDO A LEI DO SENHOR, VOLTARAM PARA A GALILÉIA....v 39




Falar sobre JESUS é falar sobre uma pessoa única no universo, uma pessoa que nasceu de uma mulher, mas que ao mesmo tempo era anterior a Abraão, é falar de uma pessoa que tinha um corpo humano, mas ao mesmo tempo, era um ser espiritual , JESUS é o todo- poderoso do universo, mas ao mesmo tempo, nasceu como um bebê frágil, que dependia da alimentação de seus pais para crescer como qualquer outro bebê, JESUS é omni presente, ou seja está em todos os lugares ao mesmo tempo, mas teve que ficar 9 meses confinado em um ventre materno, JESUS é SANTO e IMPECÁVEL , mas sofreu assédio de satanás para pecar da mesma forma que somos hoje.



O capítulo 2 fala sobre este desenvolvimento humano de JESUS, ele nasceu de Maria, e foi circuncidado ao oitavo dia ( V.. 21) mas ainda adolescente ele foi MOVIDO PELO ESPIRITO SANTO para ir ao templo ( V. 27 ) , depois de cumprir tudo o que a Lei judaica determinava, sua família voltou para a Galiléia.





CRESCIA O MENINO E SE FORTALECIA,ENCHENDO -SE DE SABEDORIA E A GRAÇA DE DEUS ESTAVA SOBRE ELE.. v. 40




O feto se transformou num bebê, o bebê se transformou num menino. Como qualquer criança normal , JESUS crescia , mas crescia bem alimentado , bem cuidado, uma criança forte, saudável.





ENCHENDO-SE DE SABEDORIA...




Não confundamos INTELIGÊNCIA COM SABEDORIA. A inteligência é o acúmulo de conhecimentos. A vida, a escola, a leitura, as experiências de vida, os cursos que fazemos , etc... traz a inteligência, mas a SABEDORIA é a capacidade de usar a inteligência de forma tomarmos decisões corretas em nossos relacionamentos.Uma pessoa pode ser um GÊNIO ( inteligência ) e não ser sábio e uma pessoa pode até ser um iletrado e analfabeto e ser sábio, usando o que aprendeu com a vida , ajudando a si mesmo e as pessoas.



Jesus ia enchendo- se de sabedoria, sabedoria esta que iria ser muito útil na hora de tomar as principais decisões de sua vida na terra, conforme ia crescendo , Jesus também se enchia de sabedoria, mas JESUS tinha uma qualidade única, ELE estava DEBAIXO do charis de DEUS , a palavra grega para graça é " charis " . Em síntese o texto quer dizer que DEUS favorecia JESUS, tudo o que JESUS fazia, fazia em conexão com DEUS PAI , com DEUS ESPÍRITO SANTO e com os textos sagrados do Velho testamento. Esta conexão permitia JESUS ser favorecido por DEUS .





E A GRAÇA DE DEUS ESTAVA SOBRE ELE...




Não podemos confundir nunca o que graça significa com relação a JESUS. Sabemos que graça ( CHARIS no grego ) significa : " FAVOR IMERECIDO ". Nós que reconhecemos JESUS como SENHOR e Salvador passamos a receber a GRAÇA DE DEUS , ou seja DEUS vai nos favorecer, sem MERECERMOS. Seremos salvos sem merecermos, pois pecamos e ficamos distante da Glória de DEUS , mas por que estamos em JESUS , somos favorecidos por DEUS , o mesmo ocorre, com a presença do Espírito Santo em nosso coração, as orações que DEUS nos responde, a proteção dos anjos de DEUS, etc.. NADA merecemos, DEUS nos dá . por que estamos em CRISTO JESUS.



No caso de JESUS , CHARIS significa " FAVOR E BENÇÃO , seguindo a palavra hebraica HEN. No caso de JESUS , JESUS vivia sob a égide de DEUS pai, que o usava para transmitir a CHARIS de DEUS ao mundo.





ANUALMENTE IAM SEUS PAIS A JERUSALÉM , PARA A FESTA DA PÁSCOA.......v. 42




Os cristãos de hoje fazem parte de uma tradição, a TRADIÇÃO JUDAICO- CRISTÃ, ou seja a igreja que pertencemos foi fundada por JESUS no NOVO testamento, mas esta igreja foi antecedida por uma igreja JUDAICA, Abraão o PAI DA FÉ que professamo hoje era hebreu, Moisés, Josué , Elias, Eliseu, Davi, Salomão, e tantos outros são judeus , precursores da igreja do novo testamento. Os primeiros discípulos de JESUS eram todos JUDEUS , Paulo que se converteu posteriormente também era JUDEU, A BíBLIA SAGRADA que hoje usamos tem o NOVO E VELHO TESTAMENTO, os JUDEUS usavam o VELHO TESTAMENTO, e a igreja hoje usa o VELHO E NOVO TESTAMENTO como regra de fé e prática.



Vemos aqui que JESUS vem de uma família JUDAICA TRADICIONAL. Em Deuteronômio 16: 16 , diz: " 16 Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR; ". Três vezes , por causa de três festas , a FESTA DOS PÃES ASMOS, A FESTA DAS SEMANAS e A FESTA DOS TABERNÁCULOS . A PÁSCOA E A DOS PÃES ASMOS duravam uma semana. A família de JESUS estava participando desta festa, como tradicionais judeus eles obedeciam o que a escritura ordenava para eles. Neste período os jovens judeus eram expostos ao estudo das escrituras, e quanto chegavam aos 12 ANOS eles já poderiam passar a ter responsabilidades como homens da comunidade judaica, foi exatamente isto que estava acontecendo com JESUS, mas JESUS se destacavam dos outros jovens, por causa de sua missão na terra, morrer pela humanidade.



Os jovens judaicos eram considerados aos 12 anos " FILHOS DA LEI " em hebraico " BAR MITZVAH ". Hoje os judeus de nosso tempo praticam o Bar Mitzvah para cada jovem quando eles completam 13 anos. A Mishna ( Yoma: 8: 4) requeria que os jovens atendessem 1 ou 2 anos antes de seu Bar Mitzvah, como uma preparação para ser um membro completo da sinagoga. O texto não informa se JESUS está indo para a preparação ou para o Bar Mitzvah propriamente dito, já que a família de JESUS ia todos os anos a Jerusalém, certamente JESUS vinha com seus familiares todos os anos, mas um detalhe nos chama a atenção para nos informar que JESUS veio realmente para o Bar Mitzvah . O verso 46 diz que JESUS foi achado por seus pais no templo, assentado no meio dos mestres, ouvindo- os e interrogando-os . Jesus se apresenta aqui com um jovem que já é membro da sinagoga e apto a ter acesso aos textos sagrados e aos mestres da lei.





TERMINADOS OS DIAS DA FESTA, AO REGRESSAREM, PERMANECEU O MENINO JESUS EM JERUSALÉM... v. 43




Caro leitor aqui está um exemplo clássico de que nunca devemos tirar conclusões precipitadas sobre o texto bíblico sem um conhecimento da geografia, história e costumes na época dos eventos. Uma leitura superficial nos levaria a questionar a atitude de Maria e José como pais de JESUS. Alguns perguntariam : " como podem os pais de JESUS perderem totalmente o contato com ele, ao ponto de não perceberem sua ausência, primeiro precisamos observar que JESUS já não é mais aquele bebê na manjedoura que recebeu a visita dos magos, agora ELE é um adolescente de 12 anos, considerado adulto pelas leis judaicas, por ter participado do Bar Mitzvah. Outro detalhe importante é que ele viajam com uma caravana , e algumas vezes as mulheres viajavam em um grupo separado do grupo dos homens, certamente Maria e José presumiram que JESUS poderia estar com alguns deles. O verso 44 informa sobre este costume de dividir a caravana em grupos de mulheres e de homens. Esta forma de viajarem juntos em Caravanas, tinha o objetivo de proteção de ladrões do deserto. Depois de viajarem um dia de volta para casa, foi que eles notaram a ausência de JESUS. Maria e José procurou JESUS entre os companheiros de caravana , não tendo encontrado JESUS na caravana, seus pais retornaram a Jerusalém.



Tres dias depois o acharam no templo. Não está claro se eles foram procurando JESUS por 3 dias em Jerusalém, ou se JESUS estava perdido por tres dias . Se seus pais descobriram sua falta quando eles se acamparam na noite após sairem de Jerusalém , eles poderiam gastar mais um dia para retornar e no terceiro dia eles o encontraram.





ASSENTADO NO MEIO DOS MESTRES, OUVINDO- OS E INTERROGANDO- OS v. 46




Jesus estava assentado no meio dos mestres era uma prática normal, pois os mestres em Israel ensinavam com seus alunos aos seus pés, perguntando quando tinham alguma dúvida. Geralmente perguntavam sobre a lei judaica e sua aplicação para a vida. Neste contexto JESUS é um jovem aluno, mas no futuro os seus seguidores o considerariam um Rabi , ou seja um mestre da lei judaica, por causa do conhecimento que ele tinha.



Caro leitor é interessante que JESUS teve que passar por várias etapas até chegar onde chegou, antes de ser MESTRE ele foi ALUNO, ele aprendeu com aqueles que tinham conhecimento a passar.



Vemos uma grande lição aqui, muitas pessoas desprezam o conhecimento dos idosos ou dos mestres em geral, precisamos entender que a vida é uma ESCOLA e DEUS nosso maior professor, mas nossas experiências de vida nos fazem ser como portadores de conhecimentos, que pode ajudar muito os que estão no começo da vida. Quantos jovens hoje poderiam ter uma vida abençoada e feliz se ouvissem o conselho de seus pais e avós. Quantas vezes nossos pais nos disseram para tomarmos cuidado com nossas amizades, e por não ouví - los alguns se envolveram com drogas ,prostituição e crime .



Alguém já disse que o professor é um aluno adiantado, o aluno de hoje pode ser o professor de amanhã. Este é um dos segredos da vida, nascemos, crescemos , amadurecemos e morremos, entre o nascimento e a morte existe um hiato, neste intervalo Deus nos ensina a viver, com as dores, os sofrimentos , as perdas , as conquistas , as vitórias. Passar pela vida e deixar um exemplo de bons ensinamentos é o maior prazer que uma pessoa deveria ter. Somos como livros, que tem páginas acrescentadas a cada dia, algumas frases DEUS escreve, outras linhas nós escrevemos, com decisões sábias e oportunas.



Que possamos aprender aqui com JESUS , que antes de nascer era DEUS e SENHOR DO UNIVERSO , mas ao passar pela terra, aprendeu a ouvir os mestres da lei, que lhe ensinariam o que ELE precisaria para seu ministério. Ao fundar a igreja mais na frente, JESUS cria o CRISTIANISMO, uma religião de que chamamos de tradição JUDAICO -CRISTÃ , ou seja JESUS não criou a igreja a partir do nada, mas a igreja é como se fosse uma continuação do trabalho começado por Moisés e Abraão. A congregação do velho testamento era baseada na fé em DEUS a IGREJA DO NOVO TESTAMENTO foi fundada por JESUS e tem como base a FÉ NELE e nas ESCRITURAS do VELHO e NOVO TESTAMENTOS. Em JESUS Moisés, Abraão, Josué, Samuel, Elias, Eliseu , Davi, Salomão , são vistos como nossos irmãos, membros da mesma comunidade de SANTOS que um dia se encontrarão aos pés do mesmo SENHOR e SALVADOR . No velho testamento os profetas e servos de DEUS ESPERAVAM o SALVADOR , no NOVO TESTAMENTO , os servos de DEUS já tem o salvador e podem adorá- lo pessoalmente.



Muitas pessoas querem vencer na vida rapidamente, sem passar pelas etapas do sucesso. A vida é uma escola, portanto devemos aprender com cada professor que se nos apresenta. Um criança com seu jeito pode nos ensinar muitas coisas, nossas perdas podem nos ensinar que as coisa e as pessoas que passam por nossa vida são passageiras , a dor e o sofrimento pode nos ajudar a compreender aquele que chora e sofre.



Devemos ser gratos a DEUS por toda a nossa vida por ter nos dado a oportunidade de viver. Devemos agradecer a DEUS por todas as experiências que passamos as alegres e as tristes, afinal de contas a tristeza em nossa vida é sempre passageira, pois quem anda aos pés do SENHOR DA ALEGRIA , JESUS em algum momento vai sentir uma alegria que nada na vida pode nos proporcionar.







E TODOS OS QUE O OUVIAM , MUITO SE ADMIRAVAM DA SUA INTELIGÊNCIA E DAS SUAS RESPOSTAS. v. 46




Caro leitor, veja como JESUS é uma pessoa especial, única no universo , sua vida como DEUS já dá para fascinar aqueles que amam biografias, sua vida terrena, impressiona a tantos quantos amam a vida humana e sua inteligência.



O texto informa que JESUS aos 12 anos de vida terrena, falava e todos os que o ouviam , muito se admiravam da sua INTELIGÊNCIA e das suas respostas. No verso 40, lemos que JESUS se enchia de SABEDORIA e aqui a ênfase está na sua inteligência. Vejamos o que o dicionário Aulete diz sobre ambas as palavras.



(sa.be.do.ri:a)





sf.



1 Qualidade de sábio



2 Caráter do que é expresso de maneira sábia: Ouviu palavras de pura sabedoria



3 Conjunto de grandes conhecimentos; ERUDIÇÃO; SABER: Era um professor dotado de grande sabedoria



4 Conhecimento justo e correto das coisas: Ele tinha sabedoria para educar os filhos: "A demonstração prática da excelência e sabedoria deste acordo, foi Matias Vidal o primeiro que a teve, pelo que fica escrito" (Franklin Távora, O matuto)



5 Moderação, prudência, sensatez: A experiência da vida deu-lhe muita sabedoria



6 Qualidade de quem é esperto, manhoso, sabido: Era impressionante a sabedoria daquele punguista



7 Rel. Conhecimento que se baseia nas coisas e revelações divinas: A sabedoria do papa







(in.te.li.gên.ci:a)



1 Faculdade de entender, de compreender; INTELECTO.



2 Penetração de espírito; percepção clara e fácil; DISCERNIMENTO; JUÍZO



3 Pessoa inteligente: Ela é uma inteligência.



4 Interpretação do sentido de um texto, um livro, uma frase etc.: O Apocalipse é um livro de difícil inteligência.



5 Conformidade de sentimentos e de intenções; HARMONIA: viver em boa inteligência.



6 Pacto ou combinação secretos; CONLUIO: Foi impossível manter a inteligência com os parceiros.



7 Destreza, habilidade para escolher os métodos e obter um bom resultado: Desempenhou sua função com inteligência.



8 Psi. Capacidade de resolver situações novas e problemáticas em circunstâncias em que o instinto, o conhecimento e o hábito não podem ajudar.





[F.: Do lat. intelligentia, ae.]





Embora pareçam sinônimas, a INTELIGÊNCIA é o acúmulo de conhecimentos, através das experiências da vida, da leitura, de observar outras pessoas e eventos da vida, é trazer o conhecimento que está no mundo externo, para o mundo interno do cérebro . A SABEDORIA é a capacidade de uso de todo este conhecimento para tomar decisões corretas permitindo nos relacionar melhor com as pessoas.



Algumas pessoas não puderam fazer o segundo grau ou universidade, mas isto não impede que elas alcancem inteligência, que pode ser adquirida na observação e nas experiências da vida. Conheço pessoas com mestrado e doutorado ( INTELIGÊNCIA ) mas não tem sabedoria, são arrogantes, pensam que são os senhores do conhecimento, são desprezados mesmo por intelectuais. O ideal é que acumulemos conhecimento e o apliquemos afim de amadurecermos como ser humano.



JESUS aos 12 anos tinha INTELIGÊNCIA e SABEDORIA, qualidades que fizeram dele a MENTE mais brilhante que já passou por nosso planeta, todos os outros intelectuais estão abaixo DELE, uma palavra e uma frase de JESUS me ensinam mais , do que os 15 anos que passei em universidades. Quem observa os ensinamentos de JESUS , demonstra maturidade e nível elevado , que DEUS espera de todos os seres que ELE criou.



Caro leitor, pense agora nas mentes mais brilhantes do passado e de nosso tempo. Julio Cesar, Alexandre Magno da Macedônia, Gengis Khan, Átila o rei dos hunos, Santo Agostinho , Paulo de Tarso, Bil Gates da microsoft , Einstein, etc... alguns destes considerados gênios da humanidade por ter um QI ( quociente de inteligência altíssimo , acima da média ) . Junte todos eles e jamais pode -se chegar ao nível ELEVADO da MENTE de JESUS, JESUS é acima de tudo e todos, por isto através dos tempos é a pessoa mais amada, mais estudada, mais adorada, mais exaltada, mais elogiada, mais procurada.



Caro leitor, observe que o texto do vesro 47 diz que : " TODOS OS QUE O OUVIAM MUITO SE ADMIRAVAM DA SUA INTELIGÊNCIA ".



hoje não é diferente, TODOS OS QUE OUVEM JESUS vão SE ADMIRAR da sua inteligência e sabedoria.





LOGO QUE SEUS PAIS O VIRAM , FICARAM MARAVILHADOS E SUA MÃE LHE DISSE: FILHO PORQUE FIZESTES ASSIM CONOSCO ? TEU PAI E EU , AFLITOS ESTAMOS A TUA PROCURA... v. 48




Veja como DEUS é maravilhoso, da mesma forma que todos os seres humanos para nascerem precisam de um PAI E UMA MÃE, DEUS providenciou um PAI E UMA MÃE maravilhosos para JESUS, como todos os pais que amam seus filhos, Maria e José por amar seu filho , ficaram preocupados com o desaparecimento de JESUS. Caro leitor, voce que é pai ou mãe , se de repente seu filho que estivesse com voces em alguma festa ou evento desaparecesse sem deixar nenhum vestígio, que reação voce teria ?



Maria encontra enfim seu filho, e seu filho estava bem, aliás muito bem, pois estava aos pés dos rabis aprendendo e ao falar impressionava seus ouvintes.





ELE LHES RESPONDEU: PORQUE ME PROCURÁVEIS ? NÃO SABÍEIS QUE ME CUMPRIA ESTAR NA CASA DE MEU PAI ?v. 49




Veja como JESUS parecia um humano normal com pai e mãe que foi um bebê e agora era um adolescente, mas JESUS além de ser filho terreno de Maria e José era também membro da TRINDADE DIVINA ( PAI , FILHO E ESPÍRITO SANTO ) e naquele momento JESUS não estava agindo com rebeldia, pois ele jamais deixaria este exemplo para os outros filhos do planeta, o problema é que Maria por ter sido dominada pela preocupação de seu filho, não deu atenção a voz do ESPÍRITO SANTO que gerou JESUS dentro dela, o ESPÍRITO SANTO revela coisas maravilhosas para aqueles que estão aptos a ouvir sua voz. Observe que JESUS perguntou a Maria : " não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu pai ? JESUS não disse a Maria e José que iria para o templo, portanto alguém certamente tentou avisá-la, mas Maria não ouviu a voz do Espírito Santo.



Caro leitor o mesmo ocorre conosco, quando aceitamos JESUS como SENHOR e salvador, um dos benefícios que recebermos é o de ter o ESPÍRITO SANTO habitando em nosso coração, e para que o Espírito vai habitar no coração de alguém ? para ensinar a orar como convém, para convencer do pecado ( mostrar nossos erros ), da justiça ( ao mostrar nosso erro nos ensina que temos que pedir perdão a DEUS e a pessoa ofendida para que a justiça seja cumprida ) e do juízo ( quem não se arrepender dos pecados , vai acabar enfrentando alguma penalidade, é o juízo do juiz do universo em ação) .O Espírito nos consola nas perdas de nossa vida, ELE também nos avisa para que não entremos em apuros ou que possamos cair em alguma cilada planejada por nossos inimigos. O Espírito Santo também é o responsável pela qualidade espiritual de nossos cultos, cultos poderosos são aqueles em que o Espírito escolhe o texto bíblico a ser pregado, e usa o pregador do início ao fim do sermão, o Espírito também é o responsável pelas letras e músicas cantadas na igreja. Ele é quem escolhe os líderes da igreja, a presença do Espírito Santo na igreja tem sido a marca do sucesso da igreja de JESUS hoje. Só não se pode dar ao Espírito Santo o que ELE não tem, o SENHOR DA IGREJA é JESUS , o ESPÍRITO SANTO nos leva a JESUS, pois JESUS é o salvador. A igreja " pentecostal " se orgulha de ter o Espírito Santo como senhor da igreja, isto é um erro gravíssimo, em nome disto , hoje ouvimos com frequência: " o Espírito me revelou isto, me disse isto, uma nova unção chegou. Novidades como " dente de ouro " , " ouro que aparece nas mãos " , " unção do riso ," unção do choro" , unção do aviãozinho, este exibicionismo carnal , humano e diabólico, nada tem a ver com DEUS nem com o Espírito Santo, isto é fogo extranho, que qualquer servo de DEUS verdadeiro detecta e abomina.



Caro leitor, que possamos eliminar de nossa vida , tudo o que nos impede de ouvirmos o Espírito Santo , Maria não ouviu o Espírito acalmando-a e informando-a onde JESUS estava, ela ouviu a voz da preocupação , desespero e medo. Jesus não estava sendo rebelde com Maria, mas ao contrário, estava lhe ajudando a ouvir melhor a voz de DEUS.





NÄO SABÍEIS QUE ME CUMPRIA ESTAR NA CASA DE MEU PAI ?





Algumas versões diz: " me convém cuidar dos negócios de meu pai ". Jesus estava no templo para tratar dos assuntos da fé, da cura, da libertação, da salvação, da salvação da humanidade. Esta atitude de JESUS contrasta com a atitude de alguns que se dizem servos de DEUS e de JESUS, que em vez de cuidarem dos NEGÓCIOS DO PAI CELESTE , usam o ministério para cuidar de seus próprios negócios. Depois da fundação da igreja por JESUS a igreja mudou muito. Hoje existe a internet para conectar as pessoas de todo o mundo. Hoje se pode chegar a qualquer lugar do mundo em avióes, hoje existem muitas tecnologias que a igreja pode usar a serviço do reino de DEUS. Billy Graham é considerado o maior ganhador de almas da história da igreja, e por que ele suplantou Paulo nesta tarefa ? Paulo não tinha acesso a internet e não tinha uma poderosa mídia a seu serviço. Hoje os conferencistas e pregadores escrevem livros , os levitas gravam cds, e tudo isto tem um custo, e dependendo do nível o preço é alto, hoje pregadores de renome, fora algumas pequenas excessões só pregam para grandes públicos, alguns acertam o valor da conferência com antecedência. Alguns conferencistas só viajam se for de primeira classe, outros com nível mais elevado vão de jatinho ou helicóptero. Tem gente que vende benção, não foi este o motivo da reforma de Lutero ? sim hoje algumas pessoas só oram com agendamento e com uma oferta depositada em sua conta. Alguns conferencistas não assistem ao culto em que vão ministrar, eles entram por traz do " palco " e ao final saem pelo mesmo lugar. Alguns não permitem que se tirem fotos, por causa do " contrato de imagem ".



Tem pregador que não carregam mais a bîblia , vão citando alguns textos de memória e por aí vai. Tem pregador que só aceita ser chamado de Reverendo, bispo , Doutor, etc...



Tem pastor que só gosta de abrir igrejas nas áreas nobres das grandes cidades, atraindo destas formas as " celebridades " da globo e etc...Este pastores não consagram obreiros orientados pelo Espírito Santo, mas movidos pelo dinheiro e presentes que podem receber dos seus ricos membros. Os cargos de pastor, presbítero, diácono etc... são oferecidos aqueles que dão os maiores dízimos, esquecem estes que JESUS valorizou a oferta da viúva pobre e considerou que ela ofertou melhor porque ela deu de tudo o que tinha e os ricos deram do que sobrava.



Caro leitor, o que se realiza no templo diz respeito a quem ? a DEUS ou aos homens ? quem tem que ser valorizado, honrado, elogiado e adorado no templo ? Jesus ou ou famoso cantor ou pregador ? para se pregar o que DEUS nos deu de graça, precisamos COBRAR ? os dízimos e ofertas não são para MANTIMENTO ( MANUTENÇÃO ) da casa de DEUS ? porque estes mercenários com pele de ovelha usam o dinheiro sagrado DE DEUS , trazido pelo povo fiel de DEUS , compram mansões, jatinhos, enviam os filhos para estudar na europa e Estados Unidos ? isto é MANTIMENTO DA CASA DE DEUS ? porque estes " mercenários " não aceitam se hospedar na casa do pastor ou na casa de um irmão e EXIGEM se hospedar em hotel alguns até 5 estrelas?



Amados leitores sérios e fiéis de DEUS esta é a igreja do qual fazemos parte? esta é a IGREJA de Efésios 5: 25 que JESUS amou ? esta é a igreja GLORIOSA de Efésios 5:27 ? este é o CORPO , cujo cabeça é JESUS de Colossenses 1:18 ? esta é a igreja dos primogênitos arrolada nos céus de Hebreus 12:23 ? Esta é a igreja que ouve a voz do Espírito santo de Apocalipse 2:7?



Porque a igreja ouve estes mercenários e não ouve o BOM PASTOR de João 10:11? o bom pastor dá a vida pelas ovelhas estes mercenários , matam, roubam e humilham as ovelhas de JESUS. Aguardamos o cumprimento de I Pedro 5:4, que diz que um dia o SUMO PASTOR vai se manifestar. Quando isto acontecer estes falsos pastores serão todos desmascarados e humilhados.



Mateus 7: 21 diz que nem todo o que me diz : " SENHOR, SENHOR " entrará no reino dos céus, estes vão dizer que em NOME de JESUS profetizaram, expeliram demõnios e fizeram muitos milagres, JESUS diz que a estes ele não permitirá que entre em seu reino, ele diz que dirá a estes : " NÃO VOS CONHEÇO ". ( Mateus 7:22,23).



Enquanto JESUS estava no templo cuidando dos negócios de SEU PAI CELESTIAL, estes que JESUS não conhecem entram nos templos, usam os púlpitos , programas de tv, rádio e internet para cuidar DOS SEUS PRÓPRIOS NEGÓCIOS.



Que possamos fazer como Maria, guardar todas estas coisas em nosso coração e em nossas orações levar tudo isto ao NOSSO PAI CELESTIAL. Todos nós que amamos a DEUS e sua obra, ficamos estupefatos com o que este povo faz com o dinheiro sagrado. Quantas bíblias poderiam ser comprados com o dinheiro dos jatinhos ? quantas casas de recuperação de drogados poderiam ser construídas com o dinheiro de DEUS , isto é MANTIMENTO , mantido por dízimos e ofertas. Estas pessoas mostram não temerem a DEUS, estas pessoas nunca tiveram uma experiência pessoal com DEUS. são verdadeiros mercenários, só pensam nas riquezas materiais.



Em Mateus 21:12,13 lemos que JESUS o SENHOR da IGREJA e autoridade maior do templo de Salomão e de todos os templos onde se exalta o seu nome, veja o que ELE diz: " tendo JESUS entrado no TEMPLO , expulsou a todos os que ali vendiam e compravam, também derrubou a mesa dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse- lhes Está escrito: a minha casa será chamada casa de oração, vós porém, a TRANSFORMAIS em covil de SALTEADORES". Caro leitor precisamos entender o que acontecia no templo neste contexto . havia uma padronização de moeda que podia ser utilizada no templo como oferta a DEUS , esta moeda era sem defeito e de peso padronizado, eram os velhos SICLOS TÍRIOS OU HEBREUS ,portanto as pessoas que viessem de várias partes do país que quizessem ofertar a DEUS no templo , precisavam trocar suas moedas por estas moedas padronizadas, esta não era uma determinação divina, mas humana e comercial. Por isto os cambistas estavam ali, usando a porta do templo como um ponto de comércio, da mesma forma que em vários centros religiosos do mundo alguns aproveitam a presença de romeiros para ganhar dinheiro com a fé das pessoas, vendendo santinhos de madeira e metal,etc...



Estes homens estavam usando o templo de maneira anti-bíblica, para confirmar isto, JESUS cita como um judeu ortodoxo, o velho testamento, que define o que é o templo de DEUS e sua função, JESUS cita Isaías 56:7 e Jeremias 7:11, que em síntese diz que a CASA DE DEUS será chamada " casa de ORAÇÃO" e os cambistas e comerciantes a TRANSFORMARAM em COVIL DE SALTEADORES. Caro leitor, hoje não é diferente, JESUS está atento ao que ocorre com sua igreja e o que ocorre no templo, MUITOS que antes eram usados por DEUS mas que hoje são verdadeiros CAMBISTAS e SALTEADORES do dinheiro sagrado tem recebido a visita de JESUS que tem lhes tirado a autoridade, os dons e tudo o mais. Cadeiras e mesas tem sido viradas hoje por JESUS, muitos tem sido " EXPULSOS " da casa de DEUS, estes por não serem guiados por JESUS , tem criados seus próprios " ministérios ? " sendo guiados não pelo Espírito Santo, mas pelo espírito da ganância . No templo de DEUS não existe espaço para estes apóstatas.



O povo de DEUS tem que estar alerta, para não seguir estes oportunistas e mercenários, que não prestam contas do dinheiro sagrado, são os pastores TESOUREIROS que tanto tem proliferado , chamando de se de discípulos de JESUS , mas JESUS sabem que eles são , mas não os reconhecem como seus servos.






NÃO COMPREENDERAM , PORÉM, AS PALAVRAS QUE LHE DISSERA, E DESCEU COM ELES PARA NAZARÉ, E ERA LHES SUBMISSO, SUA MÃE, PORÉM GUARDAVA TODAS ESTAS COUSAS NO CORAÇÃO ...... v. 50,51




Este texto comprova que JESUS não estava sendo rebelde ou insubmisso, apenas estava falando de coisas que Maria não alcançara, JESUS estava falando de coisas espirituais, ele estava falando de sua missão na terra. O texto informa que Maria e José não compreenderam o que JESUS disse, JESUS então encerra sua atividade no templo em Jerusalém e volta com seus pais para Nazaré, e como todo bom filho ELE era SUBMISSO a seus pais.



Maria não entendeu o que JESUS disse, mas não desprezou suas palavras, ela guardou todas aquelas palavras no coração.







SUA MÃE , PORÉM GUARDAVA TODAS ESTAS COUSAS NO CORAÇÃO




O coração é o espírito, o homem interior, o homem interior do coração, a parte imaterial que todos os seres humanos tem. Com o espírito podemos nos comunicar com o mundo espiritual ( DEUS , anjos, demônios ) . Em nossos relacionamentos com DEUS e com os homens, ouvimos muitas coisas, da parte de DEUS ouvimos sempre palavras que nos elevam , da parte do maligno , sempre palavras que nos rebaixam, da parte de algumas pessoas, ouvimos palavras de ânimo e incentivo ou palavras negativas que tentam nos desanimar. Para que possamos seguir em frente em nossa caminhada na terra, precisamos selecionar algumas coisas que ouvimos e também precisamos eliminar o que não nos edifica . Maria ouviu algo de JESUS que ela não tinha entendido naquele momento, mas que ela poderia entender no futuro, Maria optou por guardar aquelas palavras , pois ela sabia que vinha de JESUS , um ser gerado nela pelo poder do Espírito Santo.



Caro leitor, que possamos ter a mesma capacidade de Maria, de selecionar o que podemos guardar no coração, pois o mundo espiritual é de outra dimensão desta em que vivemos nesta terra, o que não compreendemos hoje, podemos entender no futuro quando passarmos por alguma experiência espiritual.





E CRESCIA JESUS EM SABEDORIA, ESTATURA E GRAÇA DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS... v. 52




Jesus continuava crescendo como ser humano cujo corpo CRESCIA como qualquer outra pessoa normal, mas CRESCIA EM SABEDORIA . Observe que cada situação na vida de JESUS o permitia crescer em sabedoria, JESUS também CRESCIA EM GRAÇA, já vimos no verso 40 que a GRAÇA ou FAVOR de DEUS estava sobre ELE, mas JESUS não se contentava somente com o favor de DEUS em sua vida, ELE crescia nesta graça, ou seja JESUS procurava fazer a sua parte, o que ELE recebia de DEUS , ELE usava para formar o seu caráter.



Veja o que JESUS representa para o reino dos céus e a terra, JESUS é o link entre os homens e DEUS , JESUS enquanto esteve na terra, CRESCIA em SABEDORIA, ESTATURA , E GRAÇA diante de DEUS, ou seja DEUS observava o crescimento de seu filho, Maria e José como pais terrestres de JESUS acompanhavam o crescimento de JESUS, da mesma forma que os pais terrenos fazem como seus filhos, mas o PAI CELESTIAL , pai de JESUS também observava cada detalhe da vida de JESUS, desde seu nascimentos, seu bar mitzvah, o começo e fim de seu ministério, a morte e ressurreição de JESUS, os homens contemporâneos de JESUS também observaram como aquele pequeno bebê cresceu , e se tornou um homem maduro, sábio , inteligente pronto para cumprir sua missão na terra.



Caro leitor, espero que este artigo tenha feito voce refletir sobre o que DEUS espera de seus servos na terra, os mercenários certamente serão expulsos do templo de DEUS , se não forem expulsos dos templos terrenos, certamente não entrarão no templo celestial , onde todos os servos de DEUS de todos os tempos irão.Que DEUS abençoe voce.










http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/ministerio-e-negocio-de-deus-ou-dos-homens-2569805.html


Perfil do Autor


Eu sou Carioca,nascido em 1962 na cidade do Rio de Janeiro,sou evangelico desde meu nascimento,me tornei pastor aos 24 anos,e me tornei conferencista internacional nos Estados Unidos,como membro da AMERICAN BAPTIST CHURCHES of Massachusetts,USA.Sou tambem musico profissional formado em violao classico,pela Escola de Musica Villa Lobos,do Rio de janeiro,tenho dois cds gravados( caminhos do coracao) e ( essencia da vida).Componho desde os 15 anos e escrevo textos biblicos desde os 18 anos de idade.Minha maior paixao e JESUS CRISTO por isto desejo compartilhar seus escritos com todas as pessoas que eu conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário