sábado, 21 de maio de 2011

UM EVANGELHO CENTRADO EM DEUS


Muitas pessoas buscam a Igreja porque querem ir para o céu, fugindo do inferno. Se todos os pregadores e mestres dissessem um dia ao povo: “Decidimos que não há céu nem inferno”, quantos permaneceriam na Igreja? A maioria das pessoas perguntaria: “Então o que é que estamos fazendo aqui?” É que estamos procurando o céu, e não a Jesus o Senhor, a quem todos devem se submeter. Outros vieram porque queriam ser curados.

E qual era, realmente a mensagem naquele famoso dia de Pentecostes em que todo o mundo falou em línguas? A mensagem de Deus, naquela hora, não foi que todo o mundo devia falar em línguas. Mas sim: “E ele que foi crucificado, Deus o fez Senhor e Cristo”. Essa foi a mensagem: Deus o fez Senhor e Cristo. Quando o povo ouviu isso, todos começaram a tremer.

- É Ele o Senhor, agora?

- Sim.

- Que faremos, então? Estamos perdidos!

- Não tenham medo, arrependam-se e sejam batizados para a remissão de seus pecados e receberão o Espírito Santo.

Senhor. A Bíblia diz que se invocarmos o nome do Senhor Jesus Cristo, isto é, se nos colocarmos sob a autoridade de Jesus Cristo, seremos salvos. A Bíblia também diz que a pessoa crê com o coração. Se você crê no coração e professa de boca que Jesus Cristo é o Senhor, você será salvo. Ele é muito mais do que Salvador, Ele é o Senhor.

Um exemplo do quinto Evangelho pode ser encontrado na aplicação que comumente se faz de Lc 12,32: “Não temas, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o reino”. Muitos de nós gostamos de compor o sermão em torno desse versículo. E o versículo seguinte? “Vendei o que possuís e dai esmolas” Nunca ouvi nenhum sermão sobre isso. Por quê? Porque esse versículo não consta do quinto Evangelho. E contudo esse versículo é um mandamento. Nele, Jesus explica o sentido do versículo 32. Vendei o que possuís e dai esmolas. Quem é que tem opção no que diz respeito aos mandamentos. Ninguém, pois os mandamentos obrigam. Entretanto, o quinto Evangelho deixa algumas coisas à escolha: você não é obrigado, se não quiser. Mas esse não é o Evangelho do reino; esse é o Evangelho das ofertas.

Lemos na Bíblia: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos e eu vos aliviarei”; esse versículo também dá muitos sermões. Mas o versículo seguinte, - “Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”- esse raramente é lembrado, porque não está no quinto Evangelho. O quinto Evangelho diz que ficamos livres dos fardos e dos problemas quando somos salvos. Mas o Evangelho do reino diz que você se liberta daquele jugo para receber um outro - o jugo de Jesus. Ele precisa de você livre de todos os fardos a fim de usá-lo em prol de Seu reino. Ele quer libertá-lo dos seus problemas para que você assuma os problemas dEle. Por quê? Porque temos que viver para o Rei e não para nós mesmos.

Muitos dos meus amigos gostam de sublinhar seu versículos preferidos na Bíblia, a maioria dos quais compõe o quinto Evangelho. Para compreender o que estou dizendo procure ler os versículos que você nunca sublinhou: neles esta a verdade que lhe falta. Eu não sublinho mais a Bíblia, porque isso divide os versículos em primeira e segunda classes. Eu costumava ter a minha Bíblia sublinhada em várias cores. agora, se sublinhar, sublinho tudo da mesma cor, porque todas as palavras são importantes.

Um comentário:

  1. Realmente, a Bíblia inteira é importante. Lindo texto.

    http://agapecristao.blogspot.com

    ResponderExcluir